Como desenvolver auto responsabilidade na vida acadêmica e profissional

Enter your keyword

Como desenvolver auto responsabilidade na vida acadêmica e profissional

Como desenvolver auto responsabilidade na vida acadêmica e profissional

A culpa é sua - auto responsabilidade

A grande maioria das pessoas busca e aponta um culpado para tudo de ruim que acontece em suas vidas.

“Nota baixa ou reprovação”, a culpa é do professor que é péssimo.

“Me formei e não consigo emprego”, a culpa é da crise ou da concorrência.

“Ganho pouco”, a culpa é da empresa que não reconhece meu valor.

“Não sou promovido (a)”, a culpa é do meu chefe que não gosta de mim.

Talvez você esteja caindo nessa armadilha de apontar um culpado para todos os resultados ruins que você tem na vida, tanto pessoal quanto profissional. Ganha pouco, não consegue um estágio, não consegue um emprego, se formou e não atua na área… a culpa é sempre do outro, das circunstâncias, do tempo ou da condição. Sempre tem um culpado ou uma justificativa.

Apontar um culpado e justificar seus erros e fracassos é o caminho mais fácil e te exime de qualquer responsabilidade.

Será que o professor é mesmo ruim? Será que a crise ou concorrência eliminou a existência de uma vaga? Será que a empresa não sabe reconhecer valor dos seus colaboradores? Se tudo isso é verdade, por que então outros jovens profissionais na mesma situação que a sua conseguem resultados excelentes na faculdade e na vida profissional?

Normalmente os jovens que reclamam são justamente os que não estudam, não leem um livro, não têm foco, priorizam a diversão, faltam às aulas, querem o certificado e não o conhecimento etc. Um grande desafio é reconhecer que você (só você) é o único responsável pelos resultados que tem na sua vida. E que, portanto, é o único que poderá mudá-los.

Você é o único responsável pelos resultados que tem E SÓ VOCÊ PODE MUDÁ-LOS.

Nós temos todos os recursos necessários para conduzir nossa vida de forma autônoma e responsável na direção dos nossos objetivos. Ser auto responsável é doloroso e dá trabalho. Mas é o único caminho para o êxito.

Uma pessoa auto responsável não busca culpados, busca alternativas. Reflete sobre o que poderia ter feito e o que não fez, quais habilidade precisa desenvolver para ser promovida, para conseguir a vaga de estágio etc.

Mas como ser auto responsável?

A auto responsabilidade é algo que você pode aprender. Você só precisa ler e colocar em prática as técnicas que o Paulo Vieira ensina e eu lhes apresento: 5 práticas diárias para que você desenvolva a auto responsabilidade e mude, de uma vez por todas, os resultados ruins ou medianos que você vem tendo na sua vida pessoal e profissional.

E, para facilitar ainda mais a conquista da auto responsabilidade, preparei um PDF com uma ferramenta para você:

Faça o download do exercício para desenvolver auto responsabilidade

 

Ser auto responsável é a única postura que vai te levar para o próximo nível e trazer os resultados que você quer e merece. Você está pronto?

Práticas diárias para que você desenvolva a auto responsabilidade:

  • Não criticar nada nem ninguém;
  • Não justificar seus erros;
  • Não se fazer de vítima;
  • Não buscar culpados;
  • Não reclamar de nada.

Uma pessoa auto responsável sofre os efeitos de fatores externos assim como todo mundo, o que muda é a reação e a postura que se tem diante desses desafios. Suas escolhas se basearão muito mais nos seus valores, princípios e objetivos do que na crise, no professor etc.

Agora que você sabe o que fazer, o poder para mudar seus resultados está nas suas mãos!

Faça parte da nossa lista VIP e receba dicas gratuitas sobre planejamento, carreira e sucesso profissional! ➤➤ pmaisc Lista VIP

 



Siga a pmaisc nas redes sociais:

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado.