O papel da prática no seu desenvolvimento profissional

Enter your keyword

O papel da prática no seu desenvolvimento profissional

O papel da prática no seu desenvolvimento profissional

O papel da prática no seu desenvolvimento profissional

Aprendeu? Pratique!

Neste artigo vamos falar sobre o papel da prática no seu desenvolvimento profissional. Graduação, livros, cursos… tudo isso nos ensina a fazer algo, mas a pergunta é: você pratica ou fica com todo o aprendizado guardado esperando cair no esquecimento?

Esse artigo não é sobre religião, mas eu vou usar um trecho da pregação que ouvi numa missa no dia da Divina Misericórdia que me inspirou falar sobre isso com vocês. O padre disse algo lindo e que, ao mesmo tempo, me pareceu muito semelhante e aplicável em nossa vida profissional. Eu digo “nossa” porque eu também caio nessa armadilha.

As palavras foram: “Um grande erro foi colocar em palavras, em regras, algo que deveria ser vivenciado. Nós fomos obrigados, por muito tempo, a decorar o catecismo da igreja, quando deveríamos ter vivido a palavra, sentido. E o grande desafio que temos hoje é transformar essas palavras em experiência, em vivência. Praticar a palavra, isso é vivenciar a fé”.

Muitas vezes cometemos esse erro na nossa vida profissional. Quantos livros você leu, quantos cursos fez e que efetivamente colocou em prática, vivenciou e transformou o aprendizado em experiência?

O conhecimento, a prática e a repetição são os ingredientes que desenvolvem uma habilidade. Praticar o que aprendemos, esse é o caminho para iniciar e manter uma carreira bem sucedida. E isso é um grande desafio!

Quem se forma em medicina precisa fazer residência. Quem se forma em direito precisa da prática jurídica. A grande maioria dos cursos exige uma carga horária de estágio para conclusão do curso. E essa é a sua grande oportunidade de praticar.

A pregação continuou… “precisamos tirar da cuca e sentir com o coração”. Colocar seu conhecimento em prática é a oportunidade que você tem de sentir com o coração a profissão que você escolheu. A prática é essencial para a formação profissional.

Você tem a chance de se apaixonar pelo trabalho que escolheu ou, quem sabe, descobrir que não era bem aquilo que você queria e mudar de rota, testar outras opções. Isso também só será possível se você experimentar, tirar da cuca e sentir com o coração.

Existem algumas maneiras para você colocar o que você aprende na sua formação superior em prática. A mais comum é o estágio. Você pode participar de uma empresa Júnior, fazer trabalho voluntário ou ser monitor.

E o sentir com o coração implica em fazer também com o coração: se dedicar, fazer bem feito, dar o seu melhor.

Dentre as inúmeras vantagens da prática está a de você fazer dela um trampolim para entrar no mercado de trabalho mais rapidamente do que alguém que não teve esse contato.

A prática traz autoconfiança, segurança, além – é claro – de te dar a certeza de que fez uma boa escolha profissional. Outro grande benefício da prática é a interação com pessoas que estão buscando a mesma coisa que você ou já alcançaram aquilo que você almeja para sua carreira.

Essas pessoas poderão te ensinar coisas novas, gerar transformações expressivas na sua vida profissional e abrir portas no futuro. O tempo todo somos influenciados pelas pessoas do nosso meio e, quanto mais saudáveis forem as suas interações nesse período, maior será seu desenvolvimento.

Agora que você sabe o quanto de benefícios você terá praticando o que aprendeu, o que você vai fazer? Que decisão você vai tomar?

Grande abraço e vamos em frente!

Deixe o seu comentário e vamos conversar sobre o tema!

Você pode querer saber sobre: Quais caminhos os recrutadores usam para encontrar candidatos?

Você pode querer assistir:

Faça parte da nossa lista VIP e receba dicas gratuitas sobre planejamento, carreira e sucesso profissional! ➤➤ pmaisc Lista VIP



Siga a pmaisc nas redes sociais:

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado.